carreiras contemporâneas: a internet gerando empregos/ 13 de setembro de 2019

Já ouviu falar nas profissões contemporâneas ou profissões da era digital? São carreiras relacionadas à internet e redes sociais, que surgiram com a crescente informatização das últimas décadas. Muitas dessas carreiras nem existiam, já outras foram impulsionadas por conta da internet, como especialistas em análise de web, chefes de sistemas, técnicos de suporte e web designers.

A Digital House, em São Paulo, é uma startup que dá embasamento e formação a esses profissionais, sendo um hub de educação onde se formam as novas gerações de programadores, desenvolvedores de aplicativos e marqueteiros digitais.

Por lá desenvolvemos a comunicação visual, enfatizando o caráter contemporâneo da escola através da aplicação de artes que combinam a linguagem de programação com cores e a sinalização funcional.

DSC_1537

Por ser uma escola de programação, optamos por enfatizar essa identidade através da linguagem de programação. As artes foram baseadas em um software de código aberto (open source) e resultaram em grafismos, números, QR codes, indicações de ambientes, pavimentos e diretórios.

DSC_1540 digitalhouse_deadesign7 DSC_1515

Desenvolvemos um racional de cores para cada pavimento, que se desmembrou nos diretórios dos elevadores e nos painéis adesivados nas paredes. Esses painéis possuem grafismos que fazem referência ao código estampado, com números e a indicação do pavimento, trazendo seu caráter funcional. Outro elemento que remete à linguagem digital são os QR codes estampados que, quando escaneados, abrem um link com o grafismo presente no painel em movimento e em cores, tornando a arte interativa.

digitalhouse_deadesign3 digitalhouse_deadesign2 Digital House (13)_02

O projeto de arquitetura da Digital House abriu a possibilidade para muitas aplicações de comunicação visual. Dessa forma desenvolvemos um projeto viável com muitos espaços de intervenção, utilizando um único material que foi o vinil adesivado, material economicamente viável e de boa manutenção. Além disso, as artes possuem caráter funcional já que indicam ambientes e pavimentos, mas ainda se relacionam com a linguagem contemporânea da escola.

DSC_1520_02 digitalhouse_deadesign10

Esse projeto visual foi um dos selecionados para a shortlist da Bienal Brasileira de Design Gráfico, que acontece em Curitiba em dezembro. Estamos na torcida para nosso projeto ser selecionado.
Fotos de Ari Miaciro.