Wayfinding
Dasa
Wayfinding
Sistema de sinalização que reúne técnica e sensibilidade
O projeto
A partir da régua fix-flex empregada no branding – em que por fix entende-se as características que são proprietárias de Dasa e comum a todas as marcas do grupo e por flex, o conjunto de elementos que confere personalidade à cada uma delas – desenvolvemos um sistema de sinalização e fachada aplicável a todo o ecossistema (hospital, medicina diagnóstica e oncologia), conferindo identidade e coesão às diferentes unidades.
Inspirados pelo desenho do símbolo, demos forma às peças. Shapes sobrepostos, integrando curvas suaves e linhas retas, expressam o DNA high tech & high touch característico de Dasa. Além do azul da marca e do ripado em madeira, tipografia, ícones, formatos e nomenclaturas são o nosso fix, enquanto cores e materialidades, como flex, reforçam os atributos de cada submarca.
Abordagem
O sistema de sinalização e fachada para Dasa teve por base um racional coeso e estruturado, construído ao longo de uma extensa etapa de imersão e diagnóstico, a fim de entender a arquitetura de marca que se desenhava.
Conseguimos tangibilizar a régua fix-flex trabalhada no branding em um sistema de sinalização que permitisse dimerizar, por meio da proporção de cor e materialidade, a relação entre marca-mãe e submarcas. Além disso, o projeto considerou diferentes tipologias de espaço e possibilidades de materiais para que conseguíssemos um resultado viável, elástico e escalonável, sem perder a unidade e consistência de marca.
Desde sua finalização, o sistema já foi implementado com sucesso em mais de 15 unidades LATAM entre Alta, Delboni, Salomão Zoppi, Exame, Dasa Oncologia e Dasa Genômica.
Do conceito a implementação
Cliente: Dasa
Implementação: 2022 - 2023
Equipe: Mariana Caram, Ana Paula Nemoto, Silvia Kanayama, Fernanda Goron, Luisa Nasraui, Roberto Fagaraz, Ticiana Gavioli, Camila Côrrea, Cristina Yamamoto, Juliana Hobo, Bianca Brigati, Giulia Favalli, Marcelo Frankelin, Lucila Muranaka, Heloisa Ikeda, Hemelin Sousa + Time Dasa
Fotos: Maurício Moreno
Próximo projeto